Foto: Pedro Piegas (Diário)
Em 28 de agosto de 1949, Benjamin Carvalho Coelho e João Manuel Cardoso fundavam o Abrigo Espírita Oscar José Pithan. Nesta quarta-feira, a casa completa 70 anos e atende 35 idosos.
O presidente do lar, Tarcísio Zambra, relata que as contas do abrigo ficam em torno de R$ 60 mil por mês. Ele agradece aos colaboradores e voluntários que auxiliam na arrecadação da verba para a manutenção da casa.
Atraso no repasse de fralda prejudica 1,5 mil pessoas
Mesmo com as contribuições em dinheiro, Zambra diz que doações de itens essenciais também são muito bem-vindas, já que a casa utiliza cerca de 600 fraldas geriátricas por semana e 20 litros de leite por dia. Esses são os itens mais necessários neste momento.
Na segunda-feira, quando a reportagem esteve no abrigo, a previsão era que o leite arrecadado seria suficiente só até esta quarta. Já o estoque de fraldas deveria esgotar em duas semanas.
Pesquisadores selecionam voluntários para tratamento de gengivite
Os atendidos são distribuídos entre a ala feminina e masculina, alguns em quartos compartilhados, outros em quartos individuais. Adão Flores Chaves, 84 anos, dorme sozinho em uma peça e mostra o esmero com a organização do local.
Ele, que é natural de São Pedro do Sul, conta que viajou muito pelo Brasil a trabalho, mas, agora, vive no abrigo há dois anos. Adão diz que gosta do lar por que tem tudo o que precisa, principalmente, amigos.
Foto: Pedro Piegas (Diário)
Seu Adão costuma contar histórias sobre os lugares do Brasil em que morou. Agora, o abrigo é sua casa
CELEBRAÇÃO
A comemoração dos 70 anos do abrigo será em um almoço, em 29 de setembro, no salão da Associação dos Professores Universitários de Santa Maria (Apusm). A festa é organizada pela Confraria Semeando o Bem, que arrecada doações de alimentos para o almoço.
Os convites custam R$ 50 por pessoa, e a renda será repassada integralmente ao abrigo. Para fazer doações ao lar ou adquirir convites, o contato é pelo telefone (55) 3221-6460.